O despertar da memória

terça-feira, 14 de novembro de 2017
  Numa conversa entre avó e neta, relembrávamos o passado. A data de seu casamento era a pauta da vez. Contou sobre o dia, como estava o clima, as pessoas as quais presenciaram, mas custava lembrar da roupa que usara, e do penteado do cabelo. Ligeiramente falou-me para procurar o álbum de fotos na gaveta. Tirei de lá e, numa virada de páginas, estava ela, a foto de seu casamento. Na esquerda, meu avô, de terno escuro, gravata borboleta, bigode e cabelo bem penteado. Sorriso estampado, transpirando alegria, segurando as mãos de sua esposa. Na direita, minha avó, sorriso no rosto, vestido liso mas bem cortado, buquê de flores, véu longo e os cabelos presos em um coque estonteante. Admirando a imagem, vi a preciosidade dessa. 

  Não conheci meu avô, tampouco estive no casamento, mas através do retrato pude sentir o amor que emanava pelos olhos daquele homem. Tive a certeza de que foram muito felizes, naquele momento e em outros tantos. Voltando o olhar para minha vó, vi sua alegria ao ver o retrato e poder recordar com convicção aquele breve instante. "Ah, o vestido, lembrei-me bem agora. Os detalhes em renda eu que escolhi, e também as pedras que foram na cintura, e o leve acabamento das mangas, tudo planejado por mim.". Elogiei sua criatividade, realmente caiu-lhe muito bem, estava linda. Entre uma foto e outra, um turbilhão de lembranças e muitas histórias para contar. "As vezes esqueço-me dos rostos, e por mais que me esforce, só vendo as fotos para lembrar". Pensei comigo "Quero poder ter esse conforto daqui há 70 anos também." - O conforto de saber que talvez minha memória possa falhar eventualmente, mas que terei inúmeros retratos para me apoiar. Que terei momentos eternizados, congelados, mas capazes de fazer sentir, de fazer lembrar, de fazer reviver. 
  Acho que sobre isso que é a fotografia. Nas palavras de Roland Barthes: "A foto é literalmente uma emanação do referente. De um corpo real, que se encontrava ali, saíram umas radiações que vêm impressionar a mim, que me encontro aqui (...); a foto do ser desaparecido vem impressionar-me como os raios emanados de uma estrela. Uma espécie de cordão umbilical une o corpo da coisa fotografada a meu olhar; a luz, ainda que impalpável, é aqui um meio carnal, uma pele que compartilho com aquele ou aquela que foram fotografados.". Assim, ela faz uma ponte entre o passado e o presente. Leva ao universo iconográfico uma imagem precisa, mas que é capaz de trazer à tona todas as peculiaridades do instante em que foi tirada. Não importa o tempo decorrido: a chave para o despertar da memória chama-se fotografia.

45 comentários

  1. Recordar é viver e a fotografia é um meio poderoso para isso. E podemos contar a história da maneira que quisermos através da fotografia. Ela é interpretação muito pessoal da realidade. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post. Adorei, de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Mi! Parabéns, teus post´s são ótimos.

    ResponderExcluir
  4. Que post incrível! Deve ser lindo ter alguém junto para recordar esses momentos importantes. É tão difícil nos dias de hoje encontrar um amor assim, como o desse post, que esses casos merecem ser escritos e fotografados <3
    Beijão


    www.itskimby.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Obrigadaaa! Realmente, hoje em dia é difícil vermos uma história assim. Fotografar é essencial pra relembrarmos de coisas como essas. Beijaoo! <3

      Excluir
  5. Adorei o post o texto e lindo, bateu uma saudade muito grande dos meus avós, a fotografia nos traz uma lembrança muito boa, adorei o blog
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Acredito mesmo...
      Obrigada!! Volte sempre, Beijos

      Excluir
  6. A fotografia faz parte da humanidade, é através da fotografia que vamos lembrar das lembranças, momentos bons que aconteceu. Pela fotografia se conta a história a nossa história. Lindo o texto os momentos da nossa vida tem que ser sempre registrados, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar! É isto mesmo! Assim que as coisas são. Obrigada! Volte sempre, Beijos

      Excluir
  7. Olá! :D
    Que texto mais lindo! Isso me faz lembrar um pouco do estilo que eu escrevia no ano passado. Continue assim...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Recordar é viver e a fotografiatem esse poder de fazermos reviver momentos passados...
    Amei seu post!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Graziela! Com toda certeza!!
      Obrigadaa! Volte sempre, Beijos

      Excluir
  9. A sua maneira de descrever a fotografia no primeiro paragrafo, faz com que nos imaginamos os detalhes. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Luma! Fico feliz que consegui transmitir isto! Volte sempre, Beijos

      Excluir
  10. Congelando momentos...

    Amei sei post!
    A fotografia é incrível e eterniza os melhores momentos!!!

    Amei o texto

    ResponderExcluir
  11. Adoro recordar coisas boas e a fotografia traz essas lembranças de forma magica!!!
    Poder reviver momentos que nem se quer estivemos juntos é ainda mais maravilhoso!!!
    Adorei o post e me fez pensar em revelar mais fotos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thau! A fotografia é o melhor recurso para tal! Obrigadaa!
      Volte sempre, Beijos

      Excluir
  12. Incrível,a definição bde Barthes é de arrepiar mesmo,fotografia é vida, é amor, é o tempo que parou ali pra vc...❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian! Concordo muitíssimo! Fotografia é algo muito grandioso!
      Volte sempre, Beijãoo

      Excluir
  13. A fotografia nos transporta, né? Por mais que o tempo passe, as pessoas partam e a vida continue, elas nos trazem de volta momentos inesquecíveis que ficam guardados na memória, e podem facilmente ser relembrados e encenados quando vistos retratados nas fotos ♥ Adorei teu texto e a sutileza das palavras escolhidas. Recordar é uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly! Sim!! Ela nos transporta, nos leva até o passado, nos faz relembrar fatos, momentos, ela é muito incrível! Obrigada!!!! Volte sempre, Beijos

      Excluir
  14. Que texto lindo! A foto grafia muitas vezes é mesmo o único meio de lembrar de um acontecimento, de uma época, e até mesmo de horrores que o mundo já viu, para que não sejam repetidos. Fotografia é uma aliada poderosa da memoria e da história.

    ResponderExcluir
  15. Acho que quando registrando algo através da fotografia é o mais perto que chegaremos da eternidade. Por a cada vez que olhar a foto e contarmos a história por trás daquele momento será como revive-lo.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  16. Roland Barthes é o cara da semiótica! Estudei uns textos dele semestre passado em fotojornalismo. Mas é bem isso. Amo fotografia porque elas contam histórias. É uma delícia ouvir nossos avós (no meu caso tenho bisa) e através de registros contemplar a felicidade vivida por meio de recordações, afinal, recordar é viver. Amei o post ♥

    ResponderExcluir
  17. Ótimo texto! Me fez pensar que atualmente as pessoas se preocupam tanto em tirar a foto perfeita para posta-la nas redes sociais e esquecem de que o melhor da fotografia é que ela pode registrar um momento para nós nos lembrarmos no futuro.
    Gostei de pensar nisso, vou tentar me preocupar menos em tirar a foto perfeita e mais em aproveitar o momento para me lembrar dele no futuro.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  18. Que texto lindo! É lindo ver histórias de amor assim, e adoro recordar ou ouvir histórias de outras pessoas através da fotografia. Acho que por isso amo tanto essa arte!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa, preciso ressaltar a sua redação, que texto maravilhoso! Adorei o jeito que você escreve, como colocou sentimento ❤️

    ResponderExcluir
  20. Lindo o post! Recordar é viver ❤️
    Fiquei perdida aqui em minha lembranças ❤️

    ResponderExcluir
  21. Relação de avó e neta é algo tão gostoso né? Eu amo minha avó, meu avô se foi a dois anos. A sua história, de relembrar o casamento em álbuns de fotográfia, isso é tão... Único!
    Adorei o que escreveu, até mais.
    https://unacaravela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa. Estou impressionado! ♥. Muito lindooo, e ainda por cima, estava ouvindo uma música lenta e gostosa enquanto lia, e acho que me jogou ainda mais pra dentro. Acho dá pra separar minhas sensações em duas. Uma enquanto imagina a cena da neta e da avó e o sentimento que a avó tinha em relação aquilo. E a outra parte, acerca da fotografia. É realmente uma arte, não? ADOREI.

    Millene, muito obrigado por todo o seu carinho no blog. Amo ler seus comentários! ♥

    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
  23. Oi como vai?que post lindo eu adorei,que texto maravilhoso bem feito e a escrita excelente parabéns beijinhos.

    ResponderExcluir
  24. Que post incrivel! Eu tenho pouca recordação da minha avó junto com meu vô mas sei que os dois se amaram muito, queria ter tido mais tempo de ouvir historias dela.
    Amei muito!

    ResponderExcluir
  25. Que lindo, por isso gosto de tirar muitas fotos, de todos os momentos, pois sei que bem mais la na frente, serei eu a vó contando aos meus netos tantas coisas que aconteceram comigo <3
    beijos!
    Estou seguindo o blog
    Blog Reflexo Brilhante

    ResponderExcluir
  26. Que lindo!
    E dessas doces lembranças é que provém a nossa felicidade.

    Beijos! ;)
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir

 
Base por Michelly Melo; Design por Millene Raquel.